Neste fim de semana, dias 21 e 22 o 1º Festival de Surf HD & HD Energy Drink registrou a participação de 140 atletas e movimentou a praia de Juquehy, Litoral Norte de São Paulo. Com ondas variando entre meio a um metro de altura e boa formação, a competição contou com oito categorias (Espuminha, Petit, Estreante, Feminina, Mirim, Master, Open SP, Open Local, Escola Adriano Camargo e Air Show), totalizando 69 baterias.

O objetivo principal do festival foi proporcionar aos alunos da categoria Espuminha, com idades entre 5 e 12 anos, uma vivência em um campeonato com atletas de outras categorias e, assim, aprender um pouco mais sobre a modalidade.

A organização premiou com trofeu e kit os quatro primeiros colocados de cada categoria. Os primeiros lugares também receberam prancha ou bloco e óculos de sol.

Samanta Anderson Bueno, mãe da atleta Laura Agnes, 14, e moradora em Maresias, parabenizou a iniciativa da escola. “Embora a maioria não tenha chegado às finais, toda vivência é uma experiência e toda lembrança é uma motivação a mais”, declarou elogiando o campeonato. “Muito bom ter eventos assim para a molecada. Adorei a categoria Espuminha, que deu um show à parte. Também é muito legal ver a integração das famílias junto aos surfistas. O mais importante de tudo é ocupar com ações positivas a cabeça dessas crianças e jovens”, completou.

De acordo com o surfista e instrutor Adriano Camargo, o evento atingiu as expectativas. “O nível dos competidores estava muito bom e as ondas também. O mais legal foi a performance das crianças na categoria Espuminha. Elas contagiaram a galera que estava na praia”, avaliou.

De acordo com os envolvidos no festival “O campeonato foi além das expectativas, pois em pouco tempo, conseguimos realizar um bom evento com uma grande quantidade de atletas, o que comprova que é necessária a realização de mais campeonatos de surf em São Sebastião e em outras regiões” falou Felipe Lucas, shaper da marca F.Lucas e Surfessência e um dos integrantes da organização.

Ações durante o evento

Além da competição, os atletas puderam fazer um treino funcional com professores de Educação Física do Instituto Verdescola, com sede em Barra do Sahy. O recolhimento de garrafas pet também fez parte da ação;  as garrafas serão reutilizadas para o plantio de mudas e entregues, posteriormente, aos pais dos alunos da instituição. O Instituto também disponibilizou latões de lixo na praia para motivar as pessoas a não jogarem lixo na praia.

Durante a premiação dos surfistas, os idealizadores do festival realizaram homenagem às meninas que participaram do Campeonato de Surf Feminino 2015, realizado nos dias 14 e 15 de novembro na praia de Itamambuca, em Ubatuba. Cada surfista recebeu um certificado de participação da Escola de Surfe Adriano Camargo. São elas: Aylana Cezar, Bruna Queiroz, Laura Agnes, Lorrana Lima, Pamella Mel e Sophia Medina, irmã do atual campeão mundial de surfe Gabriel Medina.

O I Festival de Surf em Juquehy contou com o patrocínio da HD, HD Energy Drink, F. Lucas Shaper e JL Surfboards, além dos apoiadores Prefeitura de São Sebastião, Associação de Surf de São Sebastião, Secretaria do Esporte de São Sebastião, Instituto Verdescola, Salvaterra Boteco de Praia, Rota 55, Surflife, Other Culture Óculos, Armamento Rebelde, Bito Cassauara Equipamentos de Surf, Badauê, Maria Maria, RK Surfboards, Sinkus Shot, Keahana, Wesley Modesti Imobiliária e Maresias Surfe Clube.

Categoria Espuminha: 3o Mayara Zampieri , 4o Martin 1o Wesley Hideki e 2o Yan Camargo.
Categoria Estreante: 1o Caio Costa, 3o Gustavo Andrade, 2o HIgor Souza e 4o Felipe Soichr.
Categoria Feminina: 2o Yohana Sarandini, 4o Rafaela Teixeira, 3o Lorrana Lima e 1o Luna Rebello.

Open Local

1º Renan Argemiro

2º Diego Santos

3º Leandro Alves

4º Andinho

Open SP

1º Giovane Contessoto

3º Ricardo Saheli

4º Márcio Seije

Master

1º Oscar de Souza

2º Douglas Lima

3º Ricardo Saheli

4º Pedro Bezerra

Mirim

1º João Pedro

2º Kauê Germano

3º Arthur Germano

4º Guilherme Padial

Feminino

1ª Luna Rebello

2ª Yohana Sarandini

3ª Lorrana Lima

4ª Rafaela Teixeira

Estreante

1º Caio Costa

2º Higor Souza

3º Gustavo Andrade

4º Felipe Soichr

Petit

1º Sophia Medina

2º Pamella Mel

3º Gabriel Slussarek

4º Davi Vertulli

Espuminha

1º Wesley Hideki

2º Ian Camargo

3º Mayara Zampieri

4º Martin

Escola Adriano Camargo

1o Lorrana Lima

2o Laura Agnes

3o Malu

4o Maria

Air Show

Campeão: Leandro Alves